Conheça o hall de palestrantes do 13º Concred Digital:

Alexandra Loras

Ex-consulesa da França em São Paulo, é palestrante, consultora de empresas, escritora, embaixadora da “AfroeducAção”, do PlanoDeMenina.com.br, do Meias do Bem e do programa “Raízes” do Museu Afro Brasil. Fundadora do Fórum Protagonismo Feminino, atua há mais de 20 anos na área de transformação pessoal e empresarial. Trabalha com líderes empresariais a fim de criar um clima mais equilibrado nas organizações, mostrando que a conscientização sobre diversidade de gênero e de raça é tão importante quanto a prosperidade do negócio. Conduziu palestras para mais de 10 mil pessoas em todo o mundo, incluindo TEDx em Cannes e São Paulo, e a grandes organizações internacionais como Google, JP Morgan e Bloomberg. Sua abordagem é focada no desenvolvimento de lideranças conscientes para catalisar a transformação organizacional sobre diversidade e empoderamento feminino. Foi investidora-anjo na 5ª temporada do Shark Tank Brasil, suportando pequenos empreendedores no desenvolvimento de seus negócios.

Bernardinho

Um dos técnicos mais vencedores do Brasil, foi atleta de voleibol e participou do início da profissionalização desse esporte no país. Como treinador, é o maior campeão da história do voleibol, acumulando mais de trinta títulos importantes em vinte anos de carreira dirigindo as seleções brasileiras feminina e masculina. Sua trajetória como jogador da seleção teve início em 1979. Cinco anos depois, fez parte da lendária geração de prata, vice-campeã olímpica em Los Angeles – primeira conquista expressiva do voleibol brasileiro. No comando da seleção masculina, foi bicampeão olímpico e conquistou uma série de títulos expressivos. O êxito nas quadras o levou a ser um requisitado conferencista. Em suas palestras, tal como nas quadras, transmite energia e entusiasmo ao abordar temas como superação pessoal e conquista de objetivos, utilizando-se de exemplos reais inspirados em sua trajetória vitoriosa.

Cláudia Vale

Palestrante e consultora nos temas de customer experience, cultura centrada no cliente, employee experience e intraempreendedorismo, desenvolveu toda a sua carreira em áreas relacionadas à gestão de clientes. Atuou por mais de 18 anos em empresas nacionais e multinacionais nos mercados de agricultura, mineração, construção, petróleo e gás – nas áreas de marketing, estratégia, serviços, cultura centrada no cliente e experiência do cliente. Foi a primeira latino-americana a ganhar o Customer Experience Innovation Awards, da Customer Experience Profissionals Association – CXPA, premiação global que reconhece projetos de inovação voltados para a experiência do cliente. Atualmente é mentora e membra junto ao comitê internacional de desenvolvimento profissional da entidade.

Dado Schneider

Professor, consultor de comunicação e vendas de grandes empresas nacionais e multinacionais, é palestrante eclético e experiente. Pós-graduado em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre e doutor em comunicação pela PUC-RS, nos últimos 30 anos, atuou nas instituições de ensino UFRGS, PUC-RS, ESPM, HSM Educação e Universidade Fernando Pessoa, no Porto, em Portugal. Trabalhou em grandes agências de publicidade, como MPM, Ogilvy, DM9 e Escala e foi executivo de marketing da Claro, de cuja marca é o criador.

Gustavo Loyola

Economista do Ano em 2014 pela Ordem dos Economistas do Brasil, foi presidente do Banco Central entre 1992 e 1993, no governo de Itamar Franco, e entre 1995 e 1997, durante o mandato de Fernando Henrique Cardoso, que implementou o plano real. Formado pela UnB, é doutor pela Fundação Getúlio Vargas e autor do livro "Preços Relativos em um Processo Inflacionário''. Sócio-diretor da Tendências Consultoria Integrada, especializada em política e economia, integra o conselho de administração de diversas empresas, além de atuar como palestrante, no Brasil e no exterior, sobre o cenário econômico e a realidade brasileira.

Ligia Zotini

Pesquisadora e pensadora de futuros, fundadora do Voicers e TEDx Speaker e com uma carreira de 15 anos na indústria de tecnologia, foi head de marketing para CyberSecurity e Cloud na IBM Latam e diretora de Negócios Digitais na Aaxis Global. Professora universitária nos últimos 10 anos, é formada em Administração pela FGV/Esags, mestre em Global Talent Management pela PUC-SP com validação de pesquisa na Universidade de Wuhan, China. Viveu na Índia e lá trabalhou para o Friends of World Women Bank, e em Nova York, onde atuou na matriz da IBM em Armonk. Ama ativar pontes para futuros desejáveis.

Luís Artur Nogueira

Economista, jornalista, educador financeiro e palestrante profissional com MBA em mercado financeiro e curso de Business na Universidade da Califórnia, em San Diego. Tem 43 anos e atualmente é colunista da Istoé Dinheiro, onde mantém o blog "Descomplicando a Economia”, e do Portal iG, que hospeda sua coluna "A Economia Sem Gravata", homônima do canal no YouTube. Participante frequente de programas na Band, BandNews, TV Cultura e RedeTV!, como comentarista econômico a convite do jornalista Luis Ernesto Lacombe. Em suas palestras aborda cenários econômicos, políticos e educação financeira, sempre de forma inovadora e interativa.

Sandro Magaldi

Pós-graduado pela ESPM com mestrado acadêmico em Administração pela PUC-SP, é considerado um dos maiores experts em gestão estratégica e vendas do país, sendo cofundador do meuSucesso.com – uma das principais plataformas focadas em empreendedorismo do Brasil. Atuou em posições de liderança em diversas companhias, como HSM e Folha de S.Paulo, dentre outras, além de lecionar nas principais Escolas de Negócios do Brasil, como ESPM, Fundação Dom Cabral e PUC-RS. Tem cerca de 30 anos de experiência e seis livros publicados. É coautor de “Gestão do Amanhã”, que alcançou o primeiro lugar na lista dos mais vendidos da Folha de São Paulo, indo para a 10ª edição, com mais de 60 mil exemplares vendidos. Sua obra mais recente, em parceria com José Salibi Neto, intitula-se “Estratégia Adaptativa: As regras da competição mudaram. Você está preparado?”. Já apresentou mais de 200 palestras para organizações e eventos no país, impactando mais de 200 mil pessoas com sua mensagem.

Mario de Conto

Graduado em Direito pela Universidade de Passo Fundo, é mestre e doutor em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é gerente jurídico da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul, professor das universidades do Vale do Rio dos Sinos e do Vale do Taquari – Univates, das Faculdades Integradas de Taquara e da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo, da qual é diretor geral. Revisor de periódico da International Journal of Cooperative Law, soma à experiência na área de Direito, atuação direcionada a temas como sociedades cooperativas, direitos fundamentais e hermenêutica, entre outros.

Miguel Feyo

Mestre em administração de empresas com ênfase em inovação em serviços, tem 35 anos de carreira e passagens por organizações como Philips Origin, Arthur D'Little, Springer Carrier, Grupo Eberle e Interchange. Como docente, são 21 anos como professor de MBA em Planejamento Estratégico, Marketing, CRM e CXM. É especialista em Inovação, CXM, CSM, vendas complexas B2B, new retail e O2O. Palestrante, consultor e articulista em estratégia empresarial, marketing e inovação, é autor e revisor técnico de vários livros e artigos. Atuou como diretor geral em Lisboa e no Porto, Portugal, consultor sênior de negócios em Madri, na Espanha e gerente de marketing em São Paulo. É consultor em marketing para diversas empresas brasileiras e multinacionais, tendo atuado como gerente de desenvolvimento de novos negócios e de implantação de sistemas gerenciais.

Pedro Aihara

Mestre em Direitos Humanos pela UFMG, bacharel em Prevenção de Catástrofes pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e em Direito pela UFMG, é especialista em Gestão de Projetos pela USP e Gestão de Desastres pela Universidade de Yamaguchi, no Japão. Como porta-voz do Corpo de Bombeiros, o jovem tenente se tornou um rosto e uma voz conhecidos por milhões de brasileiros que passaram a acompanhar pela TV, rádio, portais ou jornais impressos as notícias e atualizações sobre o rompimento da barragem de Brumadinho. Convidado a palestrar em um dos maiores eventos do mundo, o Brazil Conference, em Boston, nos Estados Unidos, suas palestras cha-mam a atenção pelas reflexões sobre o caráter humano da operação e abordam temas como serenidade, segurança, precisão das informações, tranquilidade e trabalho em equipe – mesmo em momentos de extrema pressão, cansaço e tensão.

Rapha Avellar

Considerado um dos maiores nomes do país quando o assunto é transformação digital dos meios de comunicação, une experiência marcante no mundo dos negócios e capacidade única de contar histórias de modo impactante. Empreendedor serial, acumula milhões de visualizações semanais nas redes sociais, com centenas de milhares de seguidores nas redes sociais. Palestrante em eventos de relevância como os TED Talks, o empresário carioca de 29 anos comanda a Avellar Media, agência de publicidade criada para alavancar objetivos de negócio, sempre por meio do que há de mais moderno no universo das estratégias digitais, a serviço de clientes como XP Investimentos, MRV, Prudential, Stone, Brasil Brokers, Texaco e muitas outros. Atualmente milhões de pessoas são atingidas por suas mensagens – e são sinceras quando dizem que ele mudou a forma como enxergavam a vida, o mundo dos negócios e as oportunidades que o século XXI oferece para cada uma delas.

Renato Mendes

Cofundador da Aceleradora Orgânica e do fundo de investimento Organica 10.4.3, professor de pós-graduação no Insper e mentor de startups na Endeavor Brasil. Colunista do NeoFeed, autor do best-seller "Mude ou Morra", tem mais de 20 anos de experiência, quase cinco deles como executivo da Netshoes, onde ocupou, entre outros, o cargo de head de Marketing & Comunicação para América Latina. A partir de sua vasta experiência, auxilia empresas de todos os tamanhos e setores de atuação a revolucionar seus negócios por meio da adoção de práticas mais modernas de marketing, vendas e gestão.

Renato Opice Blum

Mestre pela Florida Christian University. Chairman no Opice Blum, Bruno e Vainzof Advogados. Advogado, Economista, Patrono Regente do Curso de Pós-graduação em Direito Digital e Proteção de Dados da Escola Brasileira de Direito – EBRADI. Diretor da Technology Law Association. Membro da Associação Europeia de Privacidade (European Privacy Association - Think Tank). Membro do Conselho da EuroPrivacy (Senior Expert em Proteção de Dados). Juiz do Inclusive Innovation Challenge do MIT (Massachusetts Institute of Technology). Vice-Presidente da Comissão Especial de Direito e Inovação da OAB/SP. Presidente da Associação Brasileira de Proteção de Dados (ABPDados). Reconhecido como “Advogado do ano na categoria Technology Law in São Paulo” pela Best Lawyers em 2017, 2018 e 2019; Apontado como um dos principais advogados na área de Proteção de Dados no Brasil, pela Who’s Who legal em 2018. Profissional reconhecido por mais de 09 anos consecutivos em publicações internacionais como Chambers & Partners e The Legal 500. Coordenador dos livros Proteção de Dados – Desafios e Soluções na Adequação à Lei (2020) e Data Protection Offi-cer (Encarregado) – Teoria e Prática de Acordo com a LGPD e o GDPR (2020), entre outros.

Ricardo Guimarães

Presidente da Thymus – consultoria estratégica que, desde 1998, vem abordando cultura, negócios e marca corporativa, de maneira integrada, para as empresas darem respostas adequadas ao cenário de incerteza impactado pela transformação digital. Tem apoiado cases consistentes no mercado, tais como Vivo, RD – RaiaDrogasil, Unimed, Natura (case study na London Business School) e Banco Real (case study na Harvard University). Coautor dos livros “Gestão Integrada dos Ativos Intangíveis” e “Liderança Baseada em Valores” – caminhos para a ação em cenários complexos e imprevisíveis, é também, desde 1998, colunista fixo da revista Trip.

Ricardo Voltolini

CEO e fundador da consultoria Ideia Sustentável, com mais de 25 anos de atuação no mercado, e idealizador da Plataforma Liderança com Valores, o maior movimento de liderança para a sustentabilidade do Brasil. É estudioso de ESG há dez anos, com ascensão do conceito ESG entre os investidores. Ele tem sido convidado a elaborar estratégias de ESG, desenvolver líderes e integrar comitês de sustentabilidade e conselhos. Escreveu mais de 10 livros, entre os quais se destacam Conversas com Líderes Sustentáveis (Editora Senac-SP/2011), Escolas de Líderes Sustentáveis (Editora Campus Elsevier/2013) e Sustentabilidade no Coração do Negócio (Ideia Sustentável/2015). Em 2020, no meio da pandemia, coordenou o estudo chamado “11 Tendências de Sustentabilidade Empresarial no Outro Normal”, que aponta as macrotendências de sustentabilidade que vão impactar em ESG nos próximos dez anos.

Ligia Fascioni

Lígia Fascioni é Engenheira Eletricista, Mestre em Engenharia Elétrica na área de Automação e Controle Industrial, Especialista em Marketing e Doutora em Engenharia de Produção e Sistemas com foco em Gestão Integrada do Design. Atuou por 10 anos como engenheira de aplicações e desenvolvimento em empresas de base tecnológica, principalmente nas áreas de robótica, automação e aviônica, passando depois a trabalhar com marketing corporativo. Publicou oito livros e atua como palestrante e consultora, além de ministrar cursos corporativos. Desde 2011 reside em Berlin, Alemanha, onde é sócia de uma start-up de tecnologia e estuda inovação. Além de colaborar como colunista em vários portais e oferecer workshops em português na Alemanha, viaja duas vezes por ano ao Brasil para palestrar e ministrar cursos.

Sandra Chemin

Empreendedora, Sandra fundou empresas nas áreas de tecnologia, educação, consultoria e design. Pioneira da internet, foi fundadora da Hipermídia, uma das primeiras agências digitais do Brasil. Fundadora da FutureYou, empresa que apoia indivíduos e empresas a navegar o futuro, desenvolvendo a mentalidade e as habilidades para liderar em tempos de grande complexidade e incerteza; é consultora em estratégia, liderança e desenvolvimento organizacional em projetos corporativos. Como palestrante já contou sua história em duas apresentações do TEDx. Seu podcast sobre Novas formas de Trabalhar foi o mais ouvido do CBN Professional em 2019. Acaba de estrear como apresentadora da temporada sobre Profissionais do Futuro do Programa Entrevista, do Canal Futura.

Lilia Porto

Lilia Porto é fundadora do O Futuro das Coisas. Economista (UFC) e pós-graduada em Finanças (IBMEC) e em Marketing Estratégico (UFPE), tem contribuído para vislumbrar e acelerar os próximos passos para empresas e marcas conectadas com o futuro, assim como uma sociedade mais justa e inclusiva.

Thomas Brieu

Franco-brasileiro, socioeconomista com especialidade em inovação e desenvolvimento, fez mestrado em agronomia sobre microalgas e outro na USP sobre energias e biocombustíveis. Especialista em escutatória, desenvolveu um método que mapeia, de um lado, os padrões de linguagens cooperativos (que provocam aproximação) e, do outro, os não produtivos (que provocam resistências), no intuito de propor alternativas eficientes de comunicação como uma nova ecologia da linguagem. Trabalhou como executivo e administrador de empresas multinacionais na área de tecnologia e atualmente é diretor da Do it Brasil onde, por meio de palestras e treinamentos, compartilha sua experiência nas áreas de liderança, vendas, negociação, inteligência emocional e comunicação não violenta. Reconhecido por sua atuação em temas como foco e condução de conversas; vendas, argumentação, negociação e liderança; conjugação de humildade e coragem, desapego e determinação; escutatória e neuroergonomia; e comunicação produtiva. Dedica-se, ainda, a projetos de conservação e estudos sobre a natureza e biomimética e seus ensinamentos para as relações humanas, as organizações e o jogo de competição versus cooperação.

Zeca de Mello

Zeca de Mello é professor convidado e palestrante da Fundação Dom Cabral. Também é professor convidado da Coppe UFRJ. É filósofo e teólogo de sólida formação: tem Mestrado pela PUC do Rio de Janeiro e Doutorado pela Universidade Gregoriana de Roma. Fez MBA Executivo na Coppead-UFRJ.  Zeca é um acadêmico com olhar extremamente humano. Uma de suas especialidades é estimular a reflexão sobre Ética, Credibilidade, Confiança, Cultura e Engajamento. Suas palestras, aulas e workshops têm colaborado para o desenvolvimento do pensamento crítico e do legado em organizações de todo o Brasil.

Miguel Oliveira

Miguel Oliveira é bacharel em Direito e Servidor licenciado do Superior Tribunal de Justiça – STJ, com especialização em Gestão de Cooperativismo pela Universidade de Brasília – UNB e Certificado pelo Programa de Dirigentes do Sicoob – FGV. Iniciou sua carreira no cooperativismo de crédito há 30 anos, o que lhe possibilitou conhecer as particularidades do Sistema Sicoob em todos os níveis. Atualmente, exerce a presidência do Sicoob Judiciário, Sicoob Planalto Central e do Conselho de Administração do Sicoob Confederação e do Bancoob.

Renato Nobile

Trebor Scholz

Ativista acadêmico e diretor fundador do Instituto de Economia Digital Cooperativa da The New School, de Nova York, é também membro do Berkman Center da Universidade de Harvard. Entre suas publicações, destacam-se: “Uber-Worked and Underpaid”; “How Workers Are Disrupting the Digital Economy, Digital Labor: The Internet as Playground and Factory” e a coedição “Ours to hack and to own: Platform Cooperativism. A New Vision for the Future of Work and a Fairer Internet”.

Ivo Bracht

Diretor executivo da Central Ailos, integrante do grupo técnico do Ceco/OCB, é bacharel em contabilidade, com formação de conselheiro de administração pelo IBGC, pós-graduado em gestão financeira pelo INPG, MBA em gestão empresarial pela FGV e MBA em cooperativismo de crédito pela Fundace. Integrou o Comitê Técnico de Assessoramento do FGCoop e do grupo de estudos de boas práticas do cooperativismo de crédito brasileiro, alemão, canadense, francês e holandês, organizado pela OCB/Sescoop em parceria com o Banco Central. Em seus mais de 35 anos de experiência em cooperativismo, ocupou a gerência de Operações/Administrativo da Viacredi, a vice-presidência e a secretaria do Conselho de Administração da Cooper – Cooperativa de Consumo.